publicado por nanotech | Segunda-feira, 11 Janeiro , 2010, 19:10




Animações tornam rótulos mais interactivos
Foi criada na Bélgica a primeira empresa especializada no fabrico de rótulos eletrónicos para embalagens, que poderão conter filmes e animações digitais. A Lumoza, ainda em construção, surgiu do trabalho conjunto do Centro de Investigação em Nanoelectrónica IMEC, da Universidade de Hasselt e da empresa Artist Screen.

Esta empresa irá usufruir dos desenvolvimentos que se têm verificado no campo da electrónica orgânica, com a criação de micro LED’s e LED’s orgânicos, que permitem o fabrico de circuitos electrónicos, principalmente telas, por processos similares aos da impressão.

A tecnologia empregue pela Lumoza para a impressão de telas electrónicas combina uma tinta electroluminescente com um circuito electrónico que controla a sequência e a temporização das animações. Estas poderão ser impressas em qualquer tipo de superfície, desde o plástico ao tecido e, além disso, há a possibilidade de se dobrar ou reutilizar esses materiais, sem que se danifiquem.

Numa primeira fase, esta tecnologia será destinada exclusivamente à indústria de embalagens e publicidade. Contudo, Wouter Moons, director geral da Lumoza, revelou que a indústria de capas para DVD’s já demonstrou interesse e que a longo prazo serão desenvolvidas aplicações mais duradouras, como na indústria da construção.

Embora se possa pensar na poluição visual que esta tecnologia irá provocar, a sua utilização poderá ser útil na aplicação a manuais de instruções e, só com a sua entrada no mercado, será possível averiguar se estes materiais terão sucesso ou não.
 

 

fonte: www.cienciahoje.pt


mais sobre mim
Janeiro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13
14
15
16

18
19
20
21
23

24
25
26
27
28
29
30

31


arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO