publicado por nanotech | Domingo, 16 Maio , 2010, 17:55

 




NANOAGRI 2010 -- Uma Conferência Internacional sobre os Impactos da Nanotecnologia em Alimentos e Agricultura

SUBMISSÃO DE RESUMOS ATÉ 26 DE MARÇO

O desenvolvimento de novos produtos através da Nanotecnologia é cada vez mais uma realidade, atingindo consumidores em várias áreas inclusive na Agricultura e Alimentos. Sabe-se, porém, que o estes desenvolvimentos podem suscitar dúvidas a respeito dos impactos envolvidos, tanto quanto a seus benefícios quanto a possíveis riscos – de fato, eventos de contato de nanopartículas e nanoestruturas com organismos vivos são situações ainda não compreendidas plenamente. Na atividade agrícola o contato com estes sistemas tem ainda o agravante de potencialmente ocorrer em larga escala, pela amplitude de área e participação humana envolvida na atividade, e estendendo-se eventualmente até o consumidor final.

Estas preocupações já aparecem frequentemente em fóruns internacionais, e o papel de destaque do Brasil nestas discussões foi reconhecido pela Organização de Alimentos e Agricultura (FAO). Esse reconhecimento culminou com o convite à CAPES, Embrapa e IEA/USP-SC, entre outras entidades brasileiras, por parte da FAO, para a organização de uma Conferência Mundial para discussão das aplicações da Nanotecnologia nas cadeias de Alimentos e Agricultura, que possa fundamentar as discussões sobre os benefícios da Nanotecnologia nessas cadeias produtivas, e levantar os possíveis riscos envolvidos nesses novos produtos. Este evento acontecerá de 20 a 25 de junho de 2010, no Hotel Colina Verde de São Pedro (no entorno de São Carlos), e detalhes podem ser obtidos no site www.nanoagri2010.com. Essa é uma grande oportunidade para o Brasil destacar a sua relevância no âmbito internacional da pesquisa em Nanotecnologia, seja através de tecnologias que já são usadas em aplicações agrícolas ou ainda, naquelas que poderão se tornar potencialmente impactantes nestas áreas, futuramente.

Durante o evento serão realizadas três Mesas Redondas coordenadas pela FAO, com a presença de representantes de organizações internacionais como ONU, OMS, OECD, CGIAR, entre outras. Estas discussões auxiliarão as diretrizes futuras destes órgãos, seja no incentivo a atividades de pesquisa e desenvolvimento, como na orientação de normas, regulamentos e protocolos para avaliação da segurança do uso de Nanotecnologias nestas áreas.

Já foram confirmados treze palestrantes estrangeiros de renome e dois palestrantes brasileiros. Estarão presentes em palestras convidadas:

Günter Oberdörster, Univ. Rochester (nanotoxicologia); Wintson Soboyejo, Univ. Princeton (nanobiotecnologia); Jennifer Kuzma, Univ. Minnesota (regulamentação em nanotecnologia); Enrico Traversa, MANA - JP (sensores e nanossensores, materiais para células combustíveis); Patrick Gunning, IFR - UK (nanotecnologia em alimentos); John Baglin, IBM (espectroscopia aplicada à caracterização de nanopartículas); Roberto Cesareo, Università di Sassari, Italy (espectroscopia aplicada à caracterização de nanopartículas); Glaucia Maria Pastore, FEA - UNICAMP (ciência e tecnologia de alimentos), Jairton Dupont, UFRGS (nanopartículas em catálise), Tara McHugh, ARS - USDA (nanotecnologia em alimentos); Franz Kampers, Wageningen University (nanotecnologia em agricultura), Vasco Teixeira, Univ. Minho (modificação superficial de embalagens), Michael Köhler, Techn. University Ilmenau (sistemas nano-fluídicos), Joaquim Carneiro, Univ. Minho (modificação superficial de embalagens), V. Rajendran, K.S.R College of Technology, India (nanopartículas fertilizantes).

O evento terá edição de anais (com ISBN). A submissão de resumos (1 página) está aberta até 26 de março de 2010 e as pré-inscrições até 30 de abril de 2010.

Cordialmente,

Sergio Mascarenhas
Luiz Mattoso
Caue Ribeiro


mais sobre mim
Maio 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
15

17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
29

30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO