publicado por nanotech | Sábado, 20 Março , 2010, 09:33

Embrapa e Universidade do Minho vão desenvolver cooperação técnica no setor de agropecuária

 

Related Posts with Thumbnails

Foto: treehugger

Foto: treehugger

Representantes da Universidade do Minho visitaram a sede da Embrapa em Brasília,  para tratar de um possível acordo de cooperação técnica entre as duas instituições para utilizar os conhecimentos desse campo da ciência em prol da agropecuária, com foco no desenvolvimento de nanossensores, embalagens inteligentes e segurança alimentar.

A cooperação técnica entre as duas instituições vai envolver duas unidades da Embrapa: a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Carlos, SP. Por isso, o chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Luiz Henrique Mattoso, também esteve presente à visita.

A nanotecnologia atua em escalas de um bilionésimo de metro e possibilita inúmeros avanços científicos. As pesquisas estão concentradas principalmente na bioprospecção para busca de novas moléculas com atividades biológicas relevantes, como antibacterianas, antifúngicas, entre outras. O conhecimento dessas moléculas em escalas nanométricas, ou seja, de um bilionésimo de metro (cerca de 100 mil vezes mais fina que um fio de cabelo) vai poder beneficiar diversos setores da economia.

Outro estudo em destaque é a produção de nanofiltros ou membranas seletivas para impedir que a água que chega às plantas por sistemas de irrigação esteja contaminada por fungos, bactérias e outros microrganismos. A Cooperação inclui também o intercâmbio de cientistas entre os dois países e será um passo importante para aprofundar ainda mais o conhecimento científico.

 

http://www.tendenciasemercado.com.br/negocios/brasil-e-portugal-investem-em-pesquisas-com-nanotecnologia/


mais sobre mim
Março 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO