publicado por nanotech | Terça-feira, 27 Julho , 2010, 23:49
4th Nanotech Conference - MPA 2010
Campus de Gualtar, Braga, entre quarta-feira, 28-07-2010 e sexta-feira, 30-07-2010
A Universidade do Minho acolhe de 28 a 30 de Julho o 4º Congresso Internacional sobre o Desenvolvimento de Materiais, Processos e Aplicações de Tecnologias Emergentes (MPA Meeting 2010).
 4th Nanotech Conference - MPA 2010
 
O evento decorre pela primeira vez em Portugal, tendo sido escolhida a região Norte, concretamente a cidade de Braga que, com os seus centros de I&D na UMinho e no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), é já reconhecida internacionalmente como um pólo de desenvolvimento do conhecimento científico, tecnológico e de inovação, o qual se traduz na atracção de talento internacional e a criação e instalação de novas empresas.

Entre os oradores convidados destacam-se personalidades reconhecidas internacionalmente, tais como o director do NOKIA Research Centre, Tapani Ryhanen, cujo tema da palestra incidirá no papel da nanotecnologia no desenvolvimento de serviços e dispositivos para telemóveis do futuro; o director-geral do INL, Jose Rivas Rey, que abordará o tema "O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia como exemplo de cooperação internacional"; Sérgio Mascarenhas, da Academia de Ciências Brasileira, que falará sobre "Perspectivas da bionanotecnologia para o século XXI", ou Marcel H. Van de Voorde, da Universidade Tecnológica de Delft (Holanda), que discutirá as áreas de I&D em nanomateriais a serem exploradas até 2020. A sessão de abertura ocorrerá amanhã às 9h, no Anfiteatro A1 do Complexo Pedagógico 1, no Campus de Gualtar. Contará com o Reitor da UMinho, António Cunha, e o responsável pelo evento, Vasco Teixeira, professor do Departamento de Física e também pró-reitor da UMinho para a Investigação.

Os congressos MPA têm como principal missão promover o encontro entre individualidades provenientes do meio académico (universidades, institutos de investigação) e empresarial ligados à área dos nanomateriais, nanotecnologias e processos produtivos. Evidenciam-se pela elevada qualidade técnica e científica das palestras e debates, fomentando também a criação de uma forte rede de contactos entre os presentes. Adicionalmente estes congressos têm sido privilegiados pela colaboração de diversas empresas intimamente ligadas ao desenvolvimento de tecnologia emergentes com rápida aplicação industrial, como tem sido o caso da Nanotecnologia. As edições anteriores ocorreram em cidades como Belfast, Cambridge e Manchester, tendo contado com a presença do inglês Harry Kroto, Prémio Nobel na Química.

A nanotecnologia já começou a ter um considerável impacto socioeconómico na Europa, EUA e Japão. Como exemplos de aplicações refira-se a indústria têxtil, onde podem ser utilizadas nanopartículas ou nanofibras de prata que apresentam propriedades anti-bacterianas, ou a indústria cosmética que desenvolve protectores solares à base de nanopartículas capazes de controlar a absorção das radiações solares. Na sua actividade de investigação científica aplicada à nanotecnologia, a Universidade do Minho tem em curso várias dezenas de projectos de I&D envolvendo financiamento externo e parceiros industriais, desempenhando assim um papel crucial para o desenvolvimento de novas competências técnicas da indústria internacional em geral e da portuguesa em particular.
 
mais informações em: http://www.mpa-meeting.com/

lista de oradores convidados : http://www.nanotechnews.eu

 


contactos

 

 


 

 

 

 

Universidade do Minho
Prof. Vasco Teixeira (chair da comissão organizadora)
Email: sec-vteixeira@reitoria.uminho.pt

Letícia a 6 de Outubro de 2010 às 14:47
Olá amigos, deixo aqui a minha dica:
A Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-POP) recebe até 15 de novembro, propostas de trabalho para a 12ª Reunião Bienal (http://www.mc.unicamp.br/redpop2011/) que acontece no Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 29 de maio a 2 de junho de 2011.
Com o tema “A profissionalização do trabalho de divulgação científica”, o encontro aceitará tanto trabalhos de pesquisa, de caráter acadêmico, quanto de profissionais da área, interessados em relatar suas experiências. Cinco eixos temáticos vão nortear a 12ª Reunião: Educação não-formal em ciências; Jornalismo científico; Programas e materiais para museus de ciências: materiais e práticas concretas; Museografia e museologia científica; Público, impacto e avaliação dos programas.

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Julho 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
28
29
30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds